sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vamos Dar uma Sacudida Nessa Dieta?

Você acha que está acima do peso? Você sabe o quanto de calorias precisa para manter o peso? Você sabe quantas calorias precisa cortar para perder peso? Você sabe quantas calorias tem os alimentos que você ingere?

Se você não sabe responder a essas perguntas, mas gostaria de saber as respostas, você está no caminho certo. Aqui vão algumas calculadoras que você pode usar para  avaliar como está indo a sua dieta.

Índice de Massa Corporal
O índice de Massa Corporal (IMC) está relacionado a gordura corporal e pode testar homens e mulheres, mas pode não ser fidedígno para indivíduos com massa corporal magra alta e boa composição corporal com níveis bons de gordura. Este teste não se aplica a crianças ou idosos pois a massa óssea está em mudança e pode alterar os dados.
Clique aqui para saber o seu  Índice de massa corporal

Cálculo das Necessidades Diárias de Energia
Use esta calculadora para saber qual é a quantidade de calorias que você precisa consumir para manter o peso. Lembre-se que para reduzir o peso precisamos consumir menos calorias do que as necessárias (mas nunca menos do que 1200 cal).
Clique aqui para saber as suas Necessidades diárias de energia

Se você quer perder peso, precisa saber que:
- 1kg é equivalente a 7700 calorias. Ou seja, é preciso eliminar 7700 calorias para perder um mísero quilinho! E isso não pode ser feito tão rápido...hehe
- Para diminuir essas calorias podemos reduzir o consumo de calorias por dia (no máximo 500cal/dia) e/ou fazer exercícios físicos. As duas opções juntas formam a melhor escolha.

Calorias dos Alimentos
Quer saber o que você está comendo? Veja as calorias dos alimentos e calcule quantas calorias você está ingerindo por dia.
Clique aqui para saber as Calorias dos Alimentos


Porque é mais difícil emagrecer do que engordar?
Cerca de 7700cal. Essa é a quantidade extra de energia que você precisaria consumir para engordar 1 quilo. E não tem que ser de uma vez. Um homem adulto, que gasta cerca de 2 500 calorias por dia para manter o corpo funcionando, teria que comer o dobro do que precisa por cerca de 3 dias. Ou 1 000 calorias extras diárias por uma semana. Difícil mesmo é perder esse mesmo 1 quilo. A lógica se mantém, só que, desta vez, você terá que economizar 7700 calorias, descontadas da sua cota diária de comida. E, como não dá pra eliminar 1 000 calorias por dia da sua dieta, o caminho de volta vai ser bem mais demorado. Agora tudo faz sentido, não?


Fontes:
http://super.abril.com.br/ciencia/quantas-calorias-equivalem-1-quilo-447651.shtml
http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/13226.html
http://www.portaleducacao.com.br/parceiro/cdof/cursos

2 comentários:

  1. Adorei este post, já fiz meus cálculos aqui e adicionei o site de calorias dos alimentos nos meus favoritos! Estou em busca de uma dieta mais equilibrada e saudável!

    ResponderExcluir
  2. Flor, te vi em um outro blog e passei aqui para dar uma espiadinha!
    Adorei seu blog!
    Vou segui-la sempre!
    Beijaoo!

    ResponderExcluir