terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dieta e Musculação - São coisas compatíveis?

O inalcançável equilíbrio entre a musculação e a dieta.

Eu não sei se todo mundo que faz dieta e musculação ao mesmo tempo passa pelo mesmo problema que eu. Para mim essas duas “atividades” são necessárias para quem quer emagrecer, mas ao mesmo tempo, quase incompatíveis.
Digo isso porque dieta, regime, reeducação alimentar (chamem como quiserem) eu faço desde que me entendo por gente, pelo simples fato de que se eu bobear, viro uma bola. E desde uma certa idade eu faço musculação, mas não de uma forma contínua, ás vezes fico muito tempo parada, mas acabo voltando, porque gosto muito e sei que além de tudo ajuda a emagrecer, embora muitas pessoas não tenham consciência disso. Já pratiquei outros esportes, inclusive artes marciais, mas descobri que malhar é o meu esporte preferido.

O objetivo da dieta é manter uma alimentação saudável e perder peso e o objetivo da musculação é tonificar e ganhar músculos.
A dieta faz a gente emagrecer, porque restringimos calorias e selecionamos os alimentos. E ingerindo menos calorias do que o gasto basal, perdemos peso. Só que nesta perda de peso vai tudo: água, músculo e gordura. Exatamente nesta ordem. É, darling, a gordura é a última que vai...
É por isso que TODOS recomendam que a dieta seja aliada a exercícios físicos, não somente a musculação e não somente porque ajuda a queimar calorias, mas porque os exercícios físicos em geral, ajudam a formar músculos também, só que em menor proporção.

A musculação é muito benéfica a médio e longo prazo, pois o fato de ter mais massa magra no corpo faz com que o organismo tenha um metabolismo mais acelerado, ou seja, a gente gasta mais calorias mesmo nas horas em que não está fazendo exercício.
Mesmo assim, muitas pessoas têm preconceito contra fazer musculação quando quer emagrecer, porque é difícil avaliar pelo peso, o quanto estamos perdendo de gordura, pois quando fazemos musculação queimamos gordura mas ganhamos massa magra e com isso o peso na balança pode não variar muito, inclusive pode aumentar, dando a falsa impressão de que estamos engordando.
Acontece que a musculação consome muita energia tanto na hora da atividade física quanto depois, pois o corpo quer recuperar as fibras musculares que foram exercitadas e isso “custa” calorias.

Para mim o grande problema disso é que todo esse mecanismo resulta em uma coisa extremamente indesejada para quem quer emagrecer: FOME! Muita fome!
E não é só isso, se você vai mal alimentado para a academia, não consegue fazer os exercícios direito, fica enjoado, com sono e pode até passar mal ou ter hipoglicemia.
E aí fica a eterna dicotomia. Se eu estou fazendo dieta, fico cansada e com menos energia para malhar. Se eu não faço dieta e paro de tomar os remédios, a fome vem com força e eu acabo engordando, embora sinta muito mais disposição para malhar.

É óbvio que para isso existem os nutricionistas desportivos, que nos orientam o que comer e como nos alimentar em função dos exercícios e de maneira que isso não acarrete em ganho de gordura. Só que, aqui onde eu moro não conheço nenhum profissional experiente e conceituado o suficiente, que me anime de marcar uma consulta só para isso. E com isso continuo tentando encontrar sozinha o caminho do meio entre malhar e fazer dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário